Restaurante orgânico desembarca em São Paulo

Um dos restaurantes que mais gosto de ir em Nova York acaba de chegar ao Brasil. Não que seja algo chique e rebuscado para ocasiões especiais. É um espaço muito charmoso para o dia a dia. O café da manhã de lá é uma delícia. O cappuccino, só de pensar dá água na boca.

Apesar de freqüentar as filiais norte-americanas – minha favorita fica no meio do Central Park -, conheci o Le Pain Quotidien em Londres. De cara, me apaixonei. Além de ter um ambiente agradável no estilo “lá em casa”, seu cardápio é conhecido por usar ingredientes orgânicos e locais sempre que possível. Tudo é fresquinho. Os pães e os doces são feitos no dia. As hortaliças vêm de agricultores orgânicos parceiros.

Isso, somado à decoração de madeira recuperada que inclui mesa comunitária, faz com que o espaço pareça uma casa de fazenda. Ótimo lugar para ler um bom livro, para trabalhar acompanhada da dupla café e croissant ou mesmo fazer uma reunião informal.

Presente em 18 países, essa rede belga também vende produtos próprios. Gostou do pão, do café, das geléias, do azeite, da pasta de chocolate, da granola?  É só levar para casa.

A primeira cidade brasileira escolhida para abrigar o Le Pain, como é carinhosamente chamado por seus clientes, foi São Paulo. Já são três lojas. Uma no Shopping Cidade Jardim, uma na Vila Madalena e outra no Itaim. Como a cultura e a gastronomia local é valorizada pela marca, estas filiais trazem no seu cardápio pão de queijo e vitamina com mamão, banana e frutas vermelhas. Mas, em linha geral, o menu traz as mesmas receitas apresentadas mundo afora.

Poderia ficar escrevendo horas sobre meus pratos favoritos (que inclui a salada de quinoa, o quiche vegetariano e a torta de framboesa) ou ainda sobre como a filosofia de trazer alimentos orgânicos e saudáveis me encanta. Mas o que mais me agrada com a chegada do Le Pain no Brasil é a entrada de grandes redes “livre de pesticidas” no País. Minha esperança é que, como elas têm mais fôlego financeiro, elas consigam exercer um papel de conscientização da importância dos orgânicos. Que venham Whole Foods, Chipotle e muitos outros.

(texto escrito por mim e publicado na edição de setembro de 2012 da revista valeparaibano)


Related Posts with Thumbnails

Comments

  1. Parece uma delícia! É sempre bom achar esses restaurante que oferecem comida “de verdade”. Acabei de me mudar e encontrar o seu blog com tantas dicas legais foi uma grata surpresa, tenho feito muitas visitas à restaurantes em sp buscando através de um guia online (http://www.pertodevoce.com.br/), mas encontrar uma fonte que testou eles é muito melhor!

    Abraços!

Speak Your Mind

*