Ingredientes vilões em protetores solares

Por que Gisele Bündchen afirmou que protetores solares são venenos para a pele? A explicação é simples: a composição da grande maioria de cremes solares contém ingredientes criticados por amantes de cosméticos naturais pois são tidos como nocivos para a saúde humana.

Os quarto principais a serem decorados e evitados são oxibenzona, retinil palmitato, parabenos e PABA (ácido para-aminobenzoico). O primeiro é usado para filtrar e absorver raios ultravioletas e está relacionado a causa de alergias, disfunções hormonais e danos celulares. Pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos detectou essa substância na urina de 97% dos 2500 americanos testados. E o Environmental Working Group encontrou oxibenzona em mais de 600 tipos diferentes de protetores solares.

Já o retinil palmitato é um tipo de vitamina A que, segundo especialistas, contém componentes que sofrem mutação quando expostos à luz do sol e forma radicias livre na presença de raios UVA e UVB, o que aumenta o risco de câncer de pele. Durante um ano, tumores cresceram mais rápido em animais de laboratório que estavam cobertos por essa vitamina que está presente em mais de 40% dos protetores norte-americanos.

O famoso parabeno foi encontrado em 60% de cremes solares nos Estados Unidos (por aqui as fórmulas se repetem). Seu maior risco é de causar disfunções do sistema endócrino e reprodutivo, além de ter sido encontrado em tumores de mama.

O último, conhecido como PABA, já vem sendo evitado a algum tempo pois causou alergias diversas obrigando sua substituição e é cancerígeno. Produtos que não usam esta substância destacam nos seus rótulos PABA Free (livre de PABA).

E aí, depois disso você tem alguma dúvida do porquê Gisele disse que protetores em geral são venenos para a pele? Sempre que se expuser ao sol, use bloqueadores solares, mas compre aqueles livres desses quarto ingredientes nocivos.

Quer a dica de um bom? Fique ligado que amanhã mostro o protetor natural e orgânico que estou usando.

Related Posts with Thumbnails

Speak Your Mind

*