Legumes cozidos e assados com parmesão

Toda segunda-feira recebo em casa um cesta de horti-frutis orgânicos com diversos produtos que são escolhidos pela quitanda baseado numa lista que fiz. Mas nunca sei o que vem.

Confesso que é a forma mais simples de comer diferentes legumes, verduras e frutas, pois, uma vez que eles estão em casa, somos obrigadas a ver o que fazer com eles. Muito prático e lúdico também, pois temos que adaptar e inventar receitas.

E quero contar para vocês uma das poucas receitas que faço bem (rsrsrs) e que estou adaptando para outros legumes: a batata cozida e gratinada ao forno com azeite e queijo parmesão ralado.

É super simples: corta a batata em cubos de 2 a 3 cm e coloca em água fervente para cozinhar. Tirar antes que fique muito molenga. Pode tirar a casca ou deixar a mesma, como preferir.

Escorrer a água e colocar num pirex. Regar com bastante azeite, colocar sal e pimenta do reino a gosto e cobrir com bastante queijo parmesão ralado. Levar ao forno e deixar até formar casquinha.

Fácil, né? Pois é, comecei também a fazer isso com outros legumes, como abobrinha em rodelas (nem precisa cozinhar na água antes), vagem, brócolis, entre outros. Uma amiga faz com couve-flor e fica bárbaro. O segredo está em colocar azeite suficiente para cobrir o fundo do pirex e deixar o tempo de gratinar e/ou formar a casquinha.

Ontem estava conversando com minha irmã Luciana e ela me disse que a nossa prima Rita (Lobo) faz uma receita semelhante com abóbora japonesa, uma de suas preferidas. E o melhor é que esta receita está no site Panelinha e foi a escolhida para esta Segunda sem Carne. Clique aqui para ler no site.

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Comments

  1. Adorei a receita da abobrinha gratinada. Fica uma delicia e até minha filha que não come legumes adorou, por causa do parmesão. Ótimo mesmo!

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