Nespresso Sustainable Quality

Para começar a semana bem e com este friozinho, nada melhor do que um café gostoso. Na semana passada fui à loja da Nespresso comprar as cápsulas para minha máquina, conheci alguns lançamentos e por fim perguntei qual era mesmo o nome do café sustentável que eles têm (eu estava em dúvida se era o Livanto ou Volluto). 

A atendente, muito simpática, me disse que desconhecia essa informação e ficou curiosa. Pedi, então, o livrinho que vem junto com a máquina e mostrei.

O Volluto é o primeiro café que faz parte do 100% AAA Sustainable Quality, o programa que compra grãos cultivados de maneira sustentável da Nespresso. Um ano depois (em 2006), o Caffè Forte, dirigido ao mercado B2B, entrou para este programa. Hoje, 30% do café comprado pela Nespresso vem de fazendas certificadas por este programa. Até 2010 este percentual deve chegar a 50%.

O programa AAA Sustainable Quality se compromete a pagar um preço justo aos fazendeiros que cultivam o café; investir na avaliação da fazenda e processo de verificação do cultivo sem repassar estes custos aos produtores; com base na avaliação, sugerir melhorias e investir nas fazendas e região; e fornecer treinamentos técnicos e assistência aos fazendeiros, além de investir em projetos da comunidade local.

Enfim, é um projeto interessante e que muitos desconhecem. Vale a pena comprar o Volluto, pois além de delicioso ele é “verde”. Obs: a cor da sua cápsula é dourada, um luxo.

Ah, e para reciclar as cápsulas, basta levá-las às lojas Nespresso.

photophpphoto-1php

Related Posts with Thumbnails

Comments

  1. E afinal, o que seria um “café cultivado de forma sustentável?”…por mais que expliquem, como acima você descreveu, acho difícil uma fazenda no Quênia, ‘Togo e Etiópia ter um café cultivado de forma sustentável, onde o país vive na miséria a qual vivem… Pago pra ver, mesmo adminirando a Nestle com toda a tradição e qualidade de seus produtos.

    Obrigada

  2. oi Graziela,
    tudo bem? Realmente em alguns lugares ainda é inviável ter plantação orgânica de café. Os da Nespresso são produzidos aqui no Brasil e tem sua lavoura auditada. Acho que eles são super sérios, mas é pelas dificuldades que somente um dos vários tipos de Nespresso é sustentável.
    Abs
    Alice

  3. Oi, Alice
    Estou pesquisando há tempos se o café da nespresso é orgânico.No site deles falam sobre a AAA Sustainable Quality, mas, não especificam se é ou não orgânico. Estive agora em Roma e fiquei um tempão numa das lojas nespresso e o vendedor me garantiu que eram todos orgânicos. É isso mesmo? Todos são orgânicos? Agradeço a ajuda!

    Mariana

  4. oi MAriana, que eu saiba não são todos não. No próprio sites deles está escrito que esperavam até o fim de 2013 ter 80% dos cafés que fazem parte do programa AAA. Infelizmente os vendedores não sabem muito sobre esta parte de sustentabilidade. 😉

Speak Your Mind

*