Chocolate orgânico ainda engatinha

O mercado de chocolate orgânico ainda engatinha no Brasil. Mas na Europa já é tido como um produto de luxo com bom valor agregado. A empresa belga de chocolate Callebaut, considerada uma das melhores do mundo, já trouxe para o Brasil três dos seus chocolates orgânicos exclusivamente para a Cau Chocolates. Mas eles ainda não fazem parte da linha regular. Pelo menos por enquanto. Veja abaixo, entrevista com Antonio Moreira, gerente de vendas gourmet da Barry Callebaut Brasil.

imagem4

n-297-ocenimg1-1

1. Como você vê este mercado?
Aqui no Brasil, o mercado orgânico como um todo ainda está muito incipiente. Acredito que nosso mercado em geral ainda é muito influenciado por preço, então fazer com que o consumidor pague um valor a mais pelo fato de ser um produto orgânico, apesar de todos os atributos que envolvem a cultura orgânica, ainda é algo muito difícil de se conseguir.

2. Qual a tendência para os próximos anos?
Acredito que ainda temos um longo caminho a percorrer para termos implantada uma “consciência orgânica” em nosso mercado, diferentemente de países como Inglaterra e Alemanha, onde expressões como “orgânico”, “fair trade / comércio justo”, “rain forest” já fazem parte do cotidiano e realmente agregam valor ao produto que carrega estas denominações.

3. Como você vê a qualidade dos produtos?
Posso falar pelos nossos produtos. Nossos chocolates orgânicos são no mínimo tão bons quanto nossos chocolates tradicionais. Ainda não trazemos nossa linha orgânica pois além de uma procura muito pequena por esse tipo de produto, é preciso ter uma estrutura adequada para que todos os requisitos do processo orgânico sejam respeitados.

Related Posts with Thumbnails

Comments

  1. Missao Tanizaki says:

    Produção ORGÂNICA & AGUAPÉ

    Prezado Cidadãos Brasileiros,

    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita que a Produção ORGÂNICA é a CHAVE para os nossos Pequenos Produtores Rurais, nisso incluo a Agricultura Familiar, pois conseguirão ter uma Vida Digna & Muita Chance de Prosperidade, podendo contribuir muito para uma Vida Super-Saudável da Sociedade Brasileira.

    Através de Associações ou Cooperativas esses Pequenos Produtores poderão Implementar a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, em Pequenas Barragens.

    Do referido AGUAPÉ poderão produzir Biofertilizante ou Adubo ORGÂNICA de que necessitarão para ampliar sua Produção Vegetal de ORGÂNICOS, podendo ter cultivos o ano inteiro, desde que passem a adotar a Tecnologia de Gotejamento.

    Poderão, também, produzir o Farelo de AGUAPÉ, um Importante Ingrediente para Formulação de Ração que poderá garantir Desenvolvimento dos Animais, de forma contínua, eliminando-se a falta de pastagem durante as estiagens.

    O AGUAPÉ pode muitos mais que o exposto acima, como pode, ainda, contribuir muito para Preservação do Meio Ambiente / Biodiversidade.

    NOTA: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  2. Missao Tanizaki says:

    Porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ ? ? ? ? ? ?

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Apresento abaixo algumas DICAS para os Produtores Rurais do porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ:

    Além de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, VOCÊ poderá ter uma Produção de 250 a 400 ton / ha / ano de AGUAPÉ, sem DESPESAS com Preparo do SOLO / ADUBAÇÃO / DEFENSIVOS, e pode fazer uso, muito rapidamente, sem maiores dificuldades – logo após 3 – 5 meses a partir do início da sua produção.

    Veja abaixo como e onde aplicar o AGUAPÉ:

    1) Adubo VERDE – o AGUAPÉ, pré-triturado ou não, pode ser distribuído diretamente no Solo Agrícola, visando Incorporação de Matéria Orgânica & Minerais. Uma ADUBAÇÃO de Boa Qualidade que sai quase que a CUSTO ZERO.

    2) Produção de Farelo do AGUAPÉ & Adubo Líquido do Sumo do AGUAPÉ. Um Excelente Insumo para Produção Agropecuária (ORGÂNICOS) – Esses dois ISUMOS podem ser produzidos, também, quase que a CUSTO ZERO.

    3) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para Produção de BioFertilizante & Biogás, também quase que a CUSTO ZERO – As Cooperativas & Empresas que já utilizam BioDigestão de Dejetos podem ampliar sua Produção / LUCROS dos referidos Produtos, utilizando o AGUAPÉ que sai quase que a CUSTO ZERO.

    4) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado sem grandes dificuldades por quem atua com Produção de Papel – Mercado Interno & Externo. O AGUAPÉ é a Matéria Prima que sai quase que a CUSTO ZERO, apresentando Produtividade muitíssimo superior que as usuais alternativas – isso já é adotado na CHINA.

    5) Para aqueles que atuam na Produção Industrial de Ingredientes / Alimentos Processados, podem, também, Produzir Farinha do AGUAPÉ que poderá se tornar num Importante Ingrediente para Melhorar a Dieta Alimentar visando o combate da Carência Mundial do TRIPTOFANO & Outras Necessidades NUTRICIONAIS, com boas possibilidades de EXPORTAÇÃO – com custo da BIOMASSA quase que a CUSTO ZERO.

    6) Existem Milhares de Aplicações para o AGUAPÉ – a Demais Aplicações só terá sentido depois que já tiverem sido Implementadas Milhares de Pequenas Barragens e nelas forem Implementadas a Produção do AGUAPÉ – muitas PESQUISAS já foram iniciadas precipitadamente e isso NÃO é BOM para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    CUSTO: Custo da Implementação de uma Pequena Barragem, entre outros que requer para o Manejo, Colheita e Processamento.

    LUCROS: com a Produção do AGUAPÉ VOCÊ pode ter sua Matéria Prima quase que a CUSTO ZERO – VOCÊ pode estimar facilmente os seus FABULOSOS LUCROS.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – Caso a População Mundial não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”, em Progressão Geométrica.

    NOTA 01: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Speak Your Mind

*