Fracasso na COP15?

Infelizmente as duas últimas semanas que marcaram a Conferência Internacional das Partes pelo Clima (COP 15) está chegando ao fim sem nenhum compromisso mundial firmado.

Ontem e hoje os governantes mundiais fizeram discursos e participaram de discussões no Bella Center, em Copenhague (Veja no vídeo abaixo). China colocou o maior impedimento se recusando a aceitar uma transparência das suas emissões, assim como a Índia que já estava aceitando a ideia.

E do americano Barack Obama era esperada alguma cartada na última hora, o que não aconteceu. Aliás, em seu discurso ele chegou a ser vaiado, enquanto o nosso presidente foi aplaudido em várias partes do seu discurso.

Lula disse que o Brasil não precisa do dinheiro dos países ricos para cumprir suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e que vai fazê-lo. E completou dizendo que está disposto a colocar dinheiro no fundo internacional pelo clima desde que haja sacrifício e empenho de todos os países. Mas o presidente se disse frustrado.

Quem quiser acompanhar o último dia da COP 15 pode ver as notícias do Blog da COP e no canal Planeta que o Estadão está fazendo, com dois jornalistas enviados.

Abaixo vídeos com os highlights de ontem (em inglês) e os discursos de ontem e hoje do presidente Lula na COP 15 (em português, com alguns erros de concordância rsrsrs).

Related Posts with Thumbnails

Speak Your Mind

*