Blog em “nova temporada”

Quem acompanha ou acompanhava o blog está percebendo que tenho postado muito pouco (somente minhas colunas). É que um filho recém-nascido e agora com 6 meses dá muito trabalho e sobra pouco tempo para parar, sentar na frente do computador e escrever. Mas estou cheia de dicas rápidas, de produtos green que encontro aqui nos EUA.

Por isso resolvi que a partir de hoje vou postar do celular. Seja de madrugada quando ele acorda, durante a mamada, enquanto estou fazendo algo enquanto ele dorme ou antes de dormir. Sorry antecipada pelos eventuais erros de digitação. 😉

Serão posts rápidos, com fotos, mas é um jeito de ir compartilhando pouco e sempre. Outra coisa que quero tentar fazer é postar as papinhas orgânicas que estou fazendo para o Nick. Para não precisar de edição, que sei que não terei tempo, vou tentar começar por vídeos feitos do celular mesmo.

Mas pode deixar que vou tentar falar sobre outras coisas além de bebê e coisas do universo infantil. Ih, ele acabou de acordar. Tenho que ir. Bye bye!

Conheça a enciclopédia Greenpedia by twitterview com @PA_Sustentavel

Em 2009 um amigo meu, o André do Val, me disse que ia fazer uma twitterview. E falei, quê???? E ele me explicou. Desde então sempre achei legal a ideia de fazer uma entrevista via Twitter e vi algumas que ele fez, mas nunca tinha participado de uma. Muito menos sendo eu a entrevistada.

Na semana passada este “sonho” se realizou. O site Pão de Açúcar Sustentável me entrevistou. E foi para eu falar sobre mais um projeto super legal do Greenvana, o Greenpedia, uma enciclopédia colaborativa online sobre sustentabilidade, onde empresas, produtos, projetos, iniciativas e profissionais estão reunidos para formar um grande banco de dados interativo.

Para saber mais sobre este novo site, leia a entrevista (twitterview) abaixo! E veja depois o meu perfil com o Verdinho lá.

ENTREVISTA GREENPEDIA PARA PÃO DE AÇÚCAR SUSTENTÁVEL
08/07/2011 – 15h05 – 15h45 – via Twitter

@PA_Sustentavel : Olá! Vamos conversar agora com a @alicelobo, do @GreenvanaECO para saber um pouco mais sobre a mais recente iniciativa deles o GreenPedia

@PA_Sustentavel: Para quem ainda não conhece o GreenPedia, o que é exatamente?
@GreenvanaEco: É uma enciclopédia colaborativa voltada ao tema sustentabilidade, que traz tanto verbetes como iniciativas e pessoas da área.

@PA_Sustentavel: E, como funciona? Qualquer pessoa pode colaborar?
@GreenvanaEco: As pessoas cadastram no site um verbete, uma iniciativa, um produto, uma empresa, uma personalidade ou profissional. Esse conteúdo é analisado e depois colocado no ar. As pessoas tb podem completar informações ou até denunciar conteúdo falso. Sim, qualquer um pode participar. Basta entrar no site, clicar em “Inscreva sua empresa, produto ou perfil”. Aí é só preencher o formulário e enviar.

@PA_Sustentavel: Como surgiu a ideia para criar o GreenPedia?
@GreenvanaEco: Queríamos reunir em um guia online as iniciativas, conceitos, empresas, produtos e profissionais ligados à sustentabilidade. E nada melhor do que fazer isto do que contando com a ajuda de quem gosta do tema ou está neste mercado.

@PA_Sustentavel: Como anda o conhecimento sobre sustentabilidade no Brasil? O GreenPedia vem suprir uma necessidade?
@GreenvanaEco: Está crescendo bastante mas ainda é restrito. A ideia é agregar informação para que as pessoas e o mercado fiquem mais ligados no que está rolando e sigam bons exemplos. Assim, acreditamos que é possível impulsionar o desenvolvimento sustentável.

@PA_Sustentavel: Vocês acreditam que ao facilitar o acesso a esse tipo de informação pode influenciar o comportamento das pessoas?
@GreenvanaEco: Com certeza. A informação gera consciência que se transforma em atitude. É na educação via conhecimento que acreditamos. Por isso investimos tanto em projetos com conteúdo voltado à sustentabilidade.

@PA_Sustentavel: Qual o tipo de informação que as pessoas procuram? Existe um controle dos termos e projetos mais acessados/procurados?
@GreenvanaEco: A gente consegue mapear sim e até agora as maiores buscas foram nas áreas de produtos, empresas e projetos.

@PA_Sustentavel: É possível saber quem enviou a informação? Pois, certamente surgirão pessoas interessadas em apoiar ou participar de muitos projetos divulgados. Vocês possuem alguma estrutura para colocar essas pessoas em contato?
@GreenvanaEco: Um dos requisitos na hora do cadastro é o site ou contato. E eles estarão disponíveis na página do Greenpedia. Assim, facilita quem quiser entrar em contato. Mas, em último caso, o leitor pode enviar e-mail pra greenpedia@greenvana.com

@PA_Sustentavel: Que legal, Alice! Muito obrigado pelo bate-papo, foi muito bom conhecer melhor o GreenPedia!

@GreenvanaEco: Obrigada vocês pela oportunidade de conversar. E quanto mais gente participar, mais infos sobre sustentabilidade teremos!

@PA_Sustentavel: Nós também acreditamos no poder da informação nesse processo de desenvolvimento da sustentabilidade no país… por isso, parabéns ao Greenvana pela iniciativa!

@GreenvanaEco: Super obrigada. E quem quiser conhecer é só ir em http://greenpedia.greenvana.com. E parabéns ao PA pelas campanhas e ações de sustentabilidade!

@PA_Sustentavel: Muito obrigado! Para quem também quiser conhecer melhor as ações do PA pode visitar paodeacucar.com.br/sustentabilida… Até mais, Alice!

@GreenvanaEco: Até mais. 😉

Gato “sem teto” ganha casa triplex

Para quem gosta de gatos e de fazê-los felizes, aqui vai um vídeo muito bom. Filmado por mim, estrelado pelo meu gato Tom e editado pela Tita Berredo. Divirtam-se!

Escolha os melhores no Prêmio GreenBest

Foi dada a largada na semana passada para o GreenBest, o maior e mais abrangente prêmio voltado à sustentabilidade do Brasil. É a primeira vez que o internauta e consumidor brasileiro vai poder escolher quais os melhores produtos, marcas, projetos e iniciativas em prol do meio ambiente e da conscientização “verde”. Com o resultado, o mercado recebe um feedback da percepção de mercado.

Além da votação popular, o GreenBest tem um júri oficial batizado de Academia GreenBest que garante uma avaliação de especialistas e profissionais da área. É o reconhecimento mais técnico que faz com que os brasileiros conheçam as principais iniciativas e as tomem como exemplo para possibilitar ainda mais o crescimento deste mercado em expansão. A auditoria fica por conta da Ernst & Young Terco.

São 16 categorias: Alimentação, Arquitetura e Construção, Beleza, Campanhas Publicitárias, Energia, Iniciativas Governamentais, Jornalista e Blogueiro, Materiais Inovadores, Moda, Móveis e Decoração, ONG, Personalidade do Ano, Sites e Aplicativos, Tecnologia, Transporte e Veículos de Comunicação. (clique em cima de cada uma para ir para a página de votação da respectiva categoria)

A votação vai até 16 de março. Depois serão apurados os votos e em 29 de março começa a votação entre os 3 finalistas de cada categoria. Dia 17 de maio serão anunciados os vencedores. Participe!

Eco-entrevista com André Trigueiro

O jornalista André Trigueiro já se tornou referência quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade. Ele conta com um programa batizado de Cidades s Soluções na Globo News, fala na rádio CBN, tem o blog Mundo Sustentável e é professor de jornalismo ambiental na PUC-RJ, isso sem contar nos prêmios que já ganhou e nos outros trabalhos que fez.

O Greenvana Style entrevistou Trigueiro em uma conversa longa e que aborda o conceito da sustentabilidade, a importância da conscientização e de atitudes em prol do meio ambiente e o papel da mídia neste processo. Clique aqui e leia a entrevista.

Related Posts with Thumbnails